Técnicas da Bariátrica: conhecer cada uma delas é importante

0

Quando dizemos que o assunto “Cirurgia Bariátrica” é amplo, não exageramos. Além dos vários benefícios desse procedimento e o entendimento necessário para sua realização, é preciso conhecer, também, as diversas técnicas da Bariátrica. Segundo o Dr. Giancarlo Búrigo, especialista em Cirurgia Vídeolaparoscópica Avançada e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, existem cinco técnicas. Sendo, quatro cirúrgicas e uma não-cirúrgica. Conheça a seguir todas elas:

Técnicas da Bariátrica – Bypass Gástrico

A começar pela mais utilizada mundialmente. A técnica do Bypass Gástrico foi criada nos Estados Unidos. Essa técnica da Bariátrica consiste em duas formas: a nutrição lleal e a Redução Gástrica. Na nutrição lleal, a meta é fazer a comida chegar ao intestino delgado terminal, onde existe a produção de hormônios que provocam a saciedade. Em outras palavras, essa técnica cria um novo caminho no tubo digestivo e a comida passa por um pequeno estômago, que é costurado ao jejuno médio.

Já na redução gástrica, há o princípio de retardar a passagem do alimento que está no pouch para o intestino. Esse procedimento melhora a função do pâncreas e auxilia no emagrecimento, fazendo com que os pacientes percam, em média, 40 a 45% de seu peso corporal inicial. Há indícios que apontam também uma melhoria nos casos de Diabetes 2. Ou seja, em apenas uma das técnicas da bariátrica, há dois caminhos a seguir.

Técnicas da Bariátrica – Gastrectomia Vertical (Sleeve)

Esta já se diferencia um pouco das demais técnicas da bariátrica, pois retira dois terços do estômago em seu eixo vertical transformando-o em um tubo mais afilado.  O procedimento também se ampara em dois princípios: o da restrição do volume alimentar ingerido e o da retirada de uma área do estômago onde é produzido um hormônio chamado grelina. Este hormônio é responsável por gerar a sensação de fome.

Ao longo dos anos vem ganhando bastante popularidade, chegando a números semelhantes ao do Bypass Gástrico. Existem vários motivos para explicar este fenômeno. Entre eles está o fato de não mexer no intestino. Outro é por não causar problemas nutricionais.

Técnicas da Bariátrica – Duodenal Switch

É a associação entre gastrectomia vertical e desvio intestinal. Ou seja, tira-se dois terços do estômago em seu eixo vertical transformando-o em um tubo afilado e, em seguida realiza-se um desvio intestinal ampliado, deixando uma área aproximada de um terço da área total de absorção de nutrientes. Por se tratar de um procedimento mais invasiva, essa é uma das técnicas de bariátrica realizadas em pacientes que precisam perder muito peso, algo que gira em torno de 40 a 45% do peso inicial.

Técnicas da Bariátrica – Balão Intragástrico

Esse, na verdade, é um procedimento não-invasivo e é tido como terapia auxiliar para preparo pré-operatório. Sua realização ocorre por meio da endoscopia e visa diminuir a capacidade gástrica e provocar saciedade. O balão é preenchido com 500 ml do líquido azul de metileno. Em caso de vazamento, apresenta-se na cor azul pela urina. O paciente permanece com ele aproximadamente por seis meses, sendo também solicitado em períodos pré-operatórios de pacientes com superobesidade (IMC acima de 50 kg/m2).

Agora que você sabe mais sobre Cirurgia Bariátrica, procure o acompanhamento médico, caso julgue necessário. Cuide da sua saúde!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here