Tudo que você precisa para uma Cirurgia Bariátrica de sucesso

0

A Cirurgia Bariátrica também recebe o nome de cirurgia da obesidade e cirurgia de redução do estômago. A opção por sua realização se dá quando a obesidade já chegou a um nível crítico e as atividades físicas e outras saídas para se livrar deste mal não causam efeito. Com isso, torna-se necessário uma intervenção médica. Por se tratar de um procedimento bastante delicado, é preciso passar por um acompanhamento muito rígido, envolvendo todas as questões de saúde e segurança para, aí sim, realizar uma Cirurgia Bariátrica. O Dr. Giancarlo Búrigo, especialista em Cirurgia Videolaparoscóspica e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, falou um pouco sobre esse procedimento e o que fazer para torná-lo bem-sucedido.
Principais objetivos da Cirurgia Bariátrica
Segundo o especialista, vale começar dizendo que a Cirurgia Bariátrica não é realizada com fins estéticos, mas para modificar os hábitos e a qualidade de vida do paciente submetido a ela, com o objetivo de fazê-lo ter uma vida mais saudável e longa. Os métodos para o tratamento cirúrgico contra a obesidade são bastante exigentes, logo, devem ser feitos quando o paciente não consegue mais reduzir seu peso sozinho e corre risco de morte devido à obesidade.
Avaliação médica e pré-requisitos para a Cirurgia Bariátrica
Primeiramente, é preciso realizar um check-up completo, a fim de verificar doenças que podem interferir na cirurgia, tornando-a perigosa. A avaliação realizada deve ser extremamente rigorosa, pois há doenças intimamente ligadas à obesidade, como o diabetes, doenças do fígado, entre outras. Para isso, é necessário uma equipe multidisciplinar, que contará com profissionais como psicólogos, nutricionistas e, claro, o próprio cirurgião. Também existem alguns pré-requisitos básicos para a realização de uma Cirurgia Bariátrica. São eles:
• Estar 45kg acima do peso ideal ou com IMC de 40 ou superior a isso;
• Pacientes com IMC de 35 que sofram com problemas de saúde ligados à obesidade;
• Ter entre 16 e 60 anos;
• Ser submetido à avaliação completa e exames pré-operatórios.
Já no pós-operatório…
O princípio básico da recuperação de uma Cirurgia Bariátrica funciona como em qualquer outra. O Dr. Giancarlo cita que, o paciente precisa reservar cerca de quinze dias longe da rotina de trabalho e afazeres. Ou seja, repouso absoluto. Só depois, retomar as atividades de forma gradativa. Mesmo no período após a cirurgia, a equipe multidisciplinar ainda se apresenta como fundamental para cada caso.
Após o procedimento, dá-se início à dieta líquida, em pequenas quantidades, porém com maior frequência, respeitando a sensibilidade do estômago. Também nesse período, são indicados exercícios respiratórios, orientados por um fisioterapeuta, para prevenir complicações respiratórias e outras mais. Lembre-se sempre de obedecer todas as orientações.
Quanto à cicatriz do procedimento, não há cuidados além do normal. Um curativo irá proteger a região operada e, o mesmo pode ser retirado em três dias. A maior indicação, apesar de também ser praxe é: nesse período, deve-se evitar molhar o curativo para evitar infecções. Normalmente não há pontos para serem removidos.
Já no sentindo de “manutenção”, as atividades físicas devem ser retomadas assim que houver liberação do médico, mas sempre de forma lenta e sem grandes esforços. Vá com calma! E como dito anteriormente, após o repouso, é possível retornar à sua rotina de trabalho, voltar a dirigir e ter uma vida normal, mesmo com todos os cuidados que rodeiam uma Cirurgia Bariátrica.
Devido a grande perda de peso, é possível que, no início do tratamento, a pessoa leve de 6 meses a 1 ano para se acostumar a nova situação. Afinal, você vive num corpo novo agora. Logo, podem haver queixas de incômodos como dor no abdômen, náuseas, vômitos e diarreia, especialmente após as refeições. Não se preocupe! Mas se a situação fugir do controle, não pense duas vezes antes de procurar seu médico.
Sua decisão é fundamental para o sucesso de uma Cirurgia Bariátrica, mas esteja aberto à discussão e aconselhamento dado pelo profissional de saúde. Ele sabe exatamente o que é melhor para você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here