Insônia e Acupuntura – Como resolver esse problema que tira seu sono?

0

A insônia é um problema muito comum. Estima-se que metade das pessoas do mundo não dormem como deveriam. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase metade (40%) dos brasileiros tiveram problemas para dormir no último ano. E a Acupuntura é a solução de cura para esse mal que aflige tantas pessoas.

Demorar a dormir, acordar a noite toda (também chamado de sono picado), ter excesso de sonhos ou pesadelos, acordar muito antes da hora programada, acordar cansado como se não tivesse dormido ou até mesmo não dormir: De acordo com a Sociedade Brasileira do Sono, 73% milhões de brasileiros passam por isso. E estes distúrbios do sono têm diferentes causas e também podem ocorrer de forma conjunta.

Ansiedade, estresse, depressão, preocupação e dor, são alguns dos fatores que prejudicam o sono. O resultado de tudo isso é a diminuição da qualidade de vida, já que a falta de um sono adequado e reparador compromete as funções do corpo, o metabolismo, e além disso a disposição e humor para realização eficiente das tarefas do dia a dia. É importante estar em equilíbrio e tratar o problema como um todo e não somente resolver os sintomas. Por isso a Acupuntura é o tratamento mais indicado, já que não resolve só o sintoma mas também a causa, o que determina a eficácia de um tratamento realmente curativo.

Diminuição da memória e concentração, menor desempenho nas atividades relacionadas a escola, faculdade ou trabalho, sonolência durante o dia, além de nervosismo e piora dos quadros de depressão, estresse e ansiedade: são alguns sintomas de quem não dorme bem. Visando resolver tudo isso, é muito comum as pessoas tentarem tratar os distúrbios do sono com remédios. 11% dos brasileiros fazem o uso de medicação para dormir, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Porém o uso de medicamentos, além de causar dependência, resolve alguns sintomas, possuem efeitos colaterais (como a sonolência durante o dia) além de intoxicar. E quando não são utilizados, o sono não vem. 

O tratamento com Acupuntura consiste na realização de uma consulta detalhada e minuciosa, realizada pelo especialista em Medicina Chinesa. Após a consulta, o paciente já pode dar início ao seu tratamento, agendando as sessões de Acupuntura. Nas as sessões pode-se utilizar agulhas, ventosas, gua sha, moxabustão e também a auriculoacupuntura, ou seja, nem sempre utiliza-se agulhas. Também pode ser prescrita alguma medicamento fitoterápico, se tiver o profissional possuir formação em Fitoterapia. As sessões são agendadas semanalmente ou mais vezes por semana, dependendo do histórico da doença ou distúrbio e evolução do tratamento.

Os tratamentos com Acupuntura e Medicina Chinesa em geral, demonstrados e comprovados em vários estudos pelo mundo todo, tem excelentes resultados. E verifica-se a necessidade de intervenção com um tratamento que realmente seja eficaz, para não só evitar o uso dos nocivos medicamentos de uso constante, mas também para devolver a qualidade de vida e a noite de descanso que são fundamentais para se ter um bom estado de saúde. Além de tudo, o tratamento com Acupuntura é natural.

 Além do tratamento com Acupuntura, segue algumas dicas para melhorar o sono:

·         Evitar dormir durante o dia, para não trocar o dia pela noite.

·         Evitar o uso do celular ou televisão antes de dormir, para reduzir o excesso de estímulos (luz e informações) preparando assim o corpo e a mente para o sono.

·         Apagar a luz, dessa forma o corpo “entende” melhor que é hora de recolhimento.

·         Evitar a ingestão de líquidos e comidas pesadas antes de dormir para não acordar para ir ao banheiro e ter um sono tranquilo.

·         Dormir de forma confortável. Isso inclui verificar o travesseiro, colchão, colocar um pijama adequado.

·         Verificar as condições do quarto: Janela, frio, calor, vento, insetos. Tudo que puder atrapalhar deve ser resolvido.

·         Fazer um ritual antes de dormir, como: Arrumar as coisas para o próximo dia (roupa, bolsa, documentos etc), escovar os dentes, arrumar a cama, pegar o pijama, colocar o pijama com calma, se ajeitar na cama e dormir. Isso ajuda a nossa mente a entrar no processo do sono e ir se “desligando”.

·         Realizar exercícios de respiração, meditação ou relaxamento antes de dormir.

·         Tomar chás que acalmam algumas horas antes , para começar a relaxar para iniciar o processo do sono.  Evitar c

·         Tomar floral (lembre-se sempre de procurar um especialista).

·         A qualidade da alimentação deve ser levada em consideração. Evitar alimentos

·         Praticar exercícios físicos. Evitar a prática antes de dormir po

Lembre-se que o sono além de reparador, é muito importante para a nossa saúde. As funções do nosso corpo dependem dele  e além de tudo merecemos ter uma noite de sono tranquila para acordar com toda energia para o dia a dia. Você merece ser mais leve.

Ana Cláudia Rocha Espeschit- É especialista em Medicina Chinesa formada na Universidade Chinesa -Shandong University of Tradicional Chinese Medicine, Homeopata pela Universidade Federal de Viçosa, Terapeuta Floral e Professora de Shivam Yoga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here